- ACUPUNTURA NA INFERTILIDADE
A acupuntura é uma técnica terapêutica e um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na introdução de finas agulhas na superfície corporal em locais específicos. Utiliza um sistema diagnóstico próprio e os pontos são escolhidos de acordo com o objetivo terapêutico. É praticamente indolor e muito seguro.
A infertilidade, que se define como a ausência de gravidez após um ano de relações sexuais regulares, é um problema crescente na sociedade atual. As causas são variadas, com fator masculino e feminino distribuídos de igual forma. É frequentemente multifatorial, implicando um olhar mais abrangente sobre a saúde reprodutiva.
A Medicina Chinesa vê o indivíduo como um ecossistema em constante adaptação e interação com o meio. Associa à reprodução vários sistemas energéticos, cada um com órgãos e funções específicas, e em que cada um influencia e depende do outro.
Nesta consulta é realizada uma avaliação do estado global de saúde do casal ou pessoa, desde a qualidade do sono ao funcionamento do intestino, à alimentação e ao exercício, ao stress, às características do ciclo menstrual, à presença de doenças associadas.
É então sugerido um plano de tratamento que poderá passar por acupuntura semanal e/ou alterações na alimentação e estilo de vida, e cujo objetivo será a otimização da fertilidade do casal pela melhoria do estado global de saúde, pelo aumento da circulação sanguínea aos órgãos reprodutores, pela regulação hormonal e do ciclo menstrual.
A Acupuntura trabalha o eixo hipotálamo-hipófise-ovário, ajudando a equilibrar as hormonas envolvidas na ovulação e ciclo menstrual.
No homem otimiza a qualidade e quantidade dos espermatozoides.
A acupuntura reduz o stress, sendo conhecido o seu efeito na libertação de beta-endorfina e relaxamento do sistema nervoso simpático.
É estudado o seu efeito na regulação do sistema imunitário e resposta inflamatória, que têm igualmente um papel importante na fertilidade.
- ACUPUNTURA E TÉCNICAS DE PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA
O recurso à acupuntura em simultâneo com técnicas de PMA (inseminação intra-uterina, fertilização in-vitro) permite aumentar a probabilidade de sucesso das mesmas “ler mais aqui”
Melhora o fluxo de sangue aos ovários e útero, potenciando a resposta à estimulação ovárica e a espessura do endométrio. Promove o relaxamento uterino facilitando a implantação.
No homem otimiza a qualidade e quantidade dos espermatozoides.
Reduz o stress, os efeitos secundários da medicação, e permite ao casal uma sensação de maior controlo e bem-estar.
Deve ser, idealmente, iniciado 2 a 3 meses antes do tratamento em sessões semanais e estende-se até às 12 semanas de gestação.
- ACUPUNTURA NA GRAVIDEZ
Apesar de ser um processo fisiológico natural, na gravidez o corpo da mulher passa por várias mudanças, a nível físico, emocional e hormonal que constituem verdadeiros desafios. O recurso a fármacos na gravidez é limitado pelo que a acupuntura representa uma opção segura para alguns desconfortos deste período, como náusea, azia, insónia, ansiedade, dor lombar ou pélvica, cefaleias.
Pode também ser usada para ajudar o bebé a “dar a volta” quando se encontra sentado (a realizar idealmente entre a semana 33 e 34) e ainda para facilitar a entrada em trabalho de parto, se o corpo estiver fisiologicamente preparado (após as 37 semanas).
- SAÚDE DA MULHER
O ciclo menstrual é um barómetro de saúde da mulher. Dores menstruais, ciclos muito irregulares, menstruações muito abundantes, ausência prolongada de menstruação, entre outras alterações, devem ser avaliadas, diagnosticadas e endereçadas convenientemente, mesmo que a mulher não tenha como objetivo uma gravidez.
Nesta consulta poderá aprender a monitorizar o ciclo menstrual. Perceber como as fases do ciclo têm impacto no seu dia-a-dia e vice-versa. Clarificar o que poderá ajustar no seu estilo de vida, seja alimentação, rotinas de sono, exercício e outros, de modo a otimizar o mesmo.
A Acupuntura poderá ser uma ferramenta extra para alívio da dor na endometriose.
Na síndrome do ovário poliquístico auxilia a regular os ciclos.
Na fase da menopausa representa uma ótima escolha para ajudar no processo de transformação associado, no alívio de alguns sintomas comuns.